Solo e Agricultura
O solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais. As condições do solo são muito importantes para a agricultura. Solos férteis têm grande quantidade de minerais e matéria orgânica. É o solo que fornece nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Existem solos de menor fertilidade, pois têm poucos nutrientes. Existem também solos estéreis, como o dos desertos, onde não é possível plantar sem adubação e irrigação.
A destruição dos solos
Os solos podem ser destruídos ou se tornarem sem fertilidade por vários motivos. Os principais são a erosão e o endurecimento do solo.
A erosão
é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este actua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõe o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos dágua. Quando ocorre desmatamento em uma área, o solo fica mais exposto à erosão.
O endurecimento do solo
A utilização de máquinas na agricultura, como tratores e colheitadeiras, provoca o endurecimento do solo. O solo fica difícil de ser preparado para o cultivo, pois não absorve água, tornando-se infértil.
Mayara Martins - numero 30
Nenhum comentário:
Postar um comentário